Derivadas - parte 1 (revisão)

« página anterior: Limites e continuidade - parte 4 (revisão)

Derivada de uma função num ponto

Sejam $f : D \subset \mathbb R \to \mathbb R$ e $a$ um ponto interior de $D$. A derivada de $f$ em $a$ define-se como o limite, caso exista,

(1)
\begin{align} f'(a) := \lim_{x \to a} \frac{f(x)-f(a)}{x-a} = \lim_{h \to 0} \frac{f(a+h)-f(a)}{h}. \end{align}

No caso de um tal limite não existir, diz-se que $f$ não tem derivada em $a$.

Em vez de $f'(a)$ também se usa a notação $\frac{df}{dx}\!(a)$, dita notação diferencial (já que, neste símbolo, $df$ e $dx$ se designam por diferenciais) para a derivada.

Em termos geométricos, a razão (dita razão incremental) em (1) dá-nos, para cada $x := a+h$ fixo, o declive da reta que passa pelos pontos de coordenadas $(a,f(a))$ e $(x,f(x))$ num habitual sistema de eixos cartesianos. Trata-se de uma reta que é, em geral, secante ao gráfico de $f$ nesse sistema de eixos. O limite $f'(a)$ corresponderá então ao declive da reta tangente ao gráfico de $f$ no ponto $(a,f(a))$.

Esta ideia geométrica é ilustrada na interface gráfica abaixo, onde se escolheu $f(x) := \sin x + 0,3 x$, mas onde podes, em alternativa, introduzir outra função à tua escolha e explorar o que acontece.

No caso de $f$ descrever o espaço percorrido por um objeto, cada razão incremental dá-nos a velocidade média do movimento entre os instantes $a$ e $x:=a+h$ e $f'(a)$ dar-nos-á a velocidade instantânea do movimento no instante $a$.

Exercícios

  1. Recorda também o significado de derivada lateral (e a relação com a noção de derivada).
  2. Calcula, usando as definições, as derivadas e as derivadas laterais das funções nos pontos indicados:
    1. $f(x) = \frac{1}{x}$, $\; a = 2$.
    2. $f(x) = x^2-3x$, $\; a=3$.
    3. $f(x) = |x|$, $\; a=0$.
  3. Em cada caso dá um exemplo (pode ser gráfico, com base na interpretação geométrica de derivada) de uma função e de um ponto do seu domínio onde
    1. a derivada seja $\infty$;
    2. a derivada seja $-\infty$;
    3. a derivada à esquerda seja $\infty$ e a derivada à direita seja $-\infty$;
    4. a derivada à esquerda seja $-\infty$ e a derivada à direita seja $\infty$;
  4. Sabendo que a derivada de $y = x^3$ em $0$ vale $0^+$ (como podes facilmente verificar usando a definição), tira partido da interpretação geométrica da derivada, do teu conhecimento do gráfico desta função e do processo geométrico para a obtenção do gráfico da inversa para dizeres quanto vale a derivada de $y = \sqrt[3]{x}$ em $0$.

Função diferenciável e (função) derivada

Uma função diz-se diferenciável num ponto (interior do seu domínio) se tiver derivada finita nesse ponto. Diz-se diferenciável se for diferenciável em todos os pontos do seu domínio.

Como, dado um ponto interior $a$ do domínio de uma função $f$ diferenciável em $a$, se tem

(2)
\begin{align} \lim_{x \to a} f(x) = \lim_{x \to a} (f(x) - f(a) + f(a)) = \lim_{x \to a} \left( \frac{f(x)-f(a)}{x-a} (x-a) + f(a) \right) = f'(a) \cdot 0 + f(a) = f(a), \end{align}

então acabámos de ver que

Se uma função $f$ é diferenciável em $a$, então $f$ é contínua em $a$.1

Exercícios

  1. Convence-te de que propriedades análogas à anterior valem também para as correspondentes noções laterais de derivada (suposta finita) e continuidade e escreve-as.
  2. Exibe um exemplo de uma função e de um ponto interior do seu domínio onde seja contínua mas onde não seja diferenciável.

Sendo finitos os valores da derivada de uma função no conjunto de pontos onde é diferenciável, pode-se definir uma função real de variável real nesse conjunto com a lei de transformação $x \mapsto f'(x)$.
A tal função chama-se função derivada de $f$ ou, mais simplesmente, derivada de $f$, usando-se o símbolo $f'$ ou $\frac{df}{dx}$ (ou $\frac{d}{dx}\! f$) para a denotar.

Exemplos básicos

Como facilmente se verifica,

  • a derivada de qualquer função constante é a função nula;
  • a derivada da função identidade é a função constantemente igual a 1.

Álgebra das funções diferenciáveis

Recorda as seguintes regras dadas no ensino secundário e que, conjugadas com os exemplos básicos anteriores, facilitam o cálculo de algumas derivadas:

Sejam $f, g$ funções diferenciáveis em $a$. Então $f \pm g$, $f \cdot g$ e $f/g$ (neste caso supondo também que $g(a) \not= 0$) são também diferenciáveis em $a$ e

  1. $(f \pm g)'(a) = f'(a) \pm g'(a)$,
  2. $(f \cdot g)'(a) = f'(a) g(a) + f(a) g'(a).$
  3. $\left(\frac{f}{g}\right)'(a) = \frac{f'(a) g(a) - f(a) g'(a)}{(g(a))^2}.$

Exercícios

  1. Verifica que se $f_1, \ldots, f_n$ são diferenciáveis em $a$ então o mesmo sucede ao produto $f_1 \cdot \, \cdots \, \cdot f_n$ e
    $(f_1 \cdot \cdots \cdot f_n)'(a) = f'_1(a) \cdot f_2(a) \cdot \, \cdots \, \cdot f_n(a)\, + \; f_1(a) \cdot f'_2(a) \cdot f_3(a) \cdot \, \cdots \, \cdot f_n(a) \: + \: \cdots$
    $\qquad \qquad \qquad \qquad \cdots \: + \: f_1(a) \cdot \, \cdots \, \cdot f_{n-1}(a) \cdot f'_n(a)$.
  2. Verifica que, quer $n$ seja um inteiro positivo, quer seja um inteiro negativo, a função potência de expoente $n$ é diferenciável em $\mathbb R \setminus \{ 0 \}$ e $(x^n)'= n x^{n-1}$.
  3. Determina as funções derivadas das seguintes funções:
    1. $f(x) = \frac{x^3}{1-x^2}$;
    2. $f(x) = \frac{1-x}{x^3+2}+2x$.

Exemplos

As funções afins, quadráticas, potências de expoente inteiro, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas diretas que recordámos nas secções de revisão sobre o Universo das funções, assim como as funções racionais, são todas diferenciáveis (nos seus domínios).3 Apesar de nem todas justificadas nesta altura, para a resolução dos exercícios assumiremos como conhecidas as regras de derivação constantes da seguinte tabela (onde se subentende a sua validade dentro do domínio de cada função):

função derivada
$m x + b$, $\; m,b \in \mathbb R$ $m$
$x^n$, $\; n \in \mathbb Z$ $n x^{n-1}$
$a^x$, $\; a > 0$ $a^x \ln a$
$\log_a x$, $\; a \in \mathbb R^+ \setminus \{1\}$ $\frac{1}{x \ln a}$
$\sin x$ $\cos x$
$\cos x$ $-\sin x$
$\tan x$ $\sec^2 x$
${\rm cotan}\, x$ $-\csc^2 x$
$\sec x$ $\tan x \, \sec x$
$\csc x$ $-\,{\rm cotan}\, x \, \csc x$

Exercícios

  1. Verifica as quatro últimas entradas da tabela acima, aplicando a regra da derivação do quociente e a informação dada sobre as derivadas do seno e do cosseno.
  2. Verifica que a regra de derivação apresentada para o logaritmo de base qualquer $a \in \mathbb R^+ \setminus \{1\}$ é uma consequência simples da conhecida fórmula $\log_a x = \frac{\ln x}{\ln a}$ uma vez sabendo que $(\ln x)' = \frac{1}{x}$.

página seguinte: Derivadas - parte 2 (revisão) »

Comentários:

Add a New Comment
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 License