Avaliação e regime de faltas em Cálculo I - agr. 1

Avaliação

  • A avaliação na época normal é por exame final, a decorrer na data que os Serviços de Gestão Académica vierem a definir para a avaliação a esta unidade curricular.
  • O exame é constituído por duas partes, cada uma cotada de 0 a 10 valores. A 1.ª parte incidirá sobre a matéria lecionada até aproximadamente meio do semestre. A 2.ª parte incidirá sobre a restante matéria.
  • Facultativamente, cada aluno pode realizar também um teste no dia 14 de novembro às 15h30, incidindo sobre a matéria a constar da 1.ª parte do exame final e cotado de 0 a 10 valores. Nesse caso a cotação obtida nesse teste poderá substituir, se o aluno assim o entender, a cotação da 1.ª parte do exame final.

Classificações finais superiores a 18 valores poderão necessitar de confirmação através de um teste complementar.

Época de recurso

  • Os alunos que reprovarem na época normal estão, de acordo com o REUA, automaticamente inscritos na época de recurso.
  • Já quanto aos alunos aprovados em época normal e que pretendam tentar a melhoria da nota na época de recurso, têm de inscrever-se para o efeito nos Serviços de Gestão Académica.
  • O exame nesta época também é constituído por duas partes, nos mesmos moldes do exame da época normal.
  • A cotação da 2.ª parte deste exame poderá ser substituída, se o aluno assim o entender, pela cotação obtida na 2.ª parte do exame final, se realizado. Analogamente, a cotação da 1.ª parte do exame de recurso poderá ser substituída, se o aluno assim o entender, pela cotação obtida na 1.ª parte do exame final, se realizado, ou pela cotação obtida no teste facultativo, se realizado.

Esquema alternativo de avaliação 2+18

  • Em vez de os exames acima referidos serem cotados de 0 a 20 valores, podem ser cotados de 0 a 18 valores, sendo então os 2 valores em falta atribuídos caso o aluno cumpra uma série de requisitos que serão explicados em cada turma pelo docente respetivo, mas que incluem
    • o aluno não faltar a mais do que 2 aulas,
    • manter o estudo da matéria em dia, em particular estudando a matéria de cada aula antes da aula seguinte, de modo a que possa fazer uso dela nessa aula seguinte, se for o caso,
    • demonstrar pelas respostas dadas, caso seja inquirido pelo docente durante a aula, que de facto efetuou o estudo referido,
    • realizar eventuais trabalhos de casa que venham a ser exigidos pelo docente,
    • para além de cumprir alguns requisitos de bom comportamento ou de atitude em geral, como
      • manter-se na sala do princípio ao fim da aula,
      • participar e colaborar nas tarefas de cada aula
      • e manter o telemóvel desligado durante a mesma,
        entre outros eventuais requisitos que cada docente explicará na sua turma.
  • Os alunos não necessitam de declarar que optam por este esquema alternativo de avaliação: cada aluno começa o semestre na opção que mais o beneficia, que é a deste esquema 2+18, e transitará automaticamente para a opção 0+20 caso falhe um ou mais dos requisitos acima, ao critério do professor.

Regime de faltas

Não se aplica, mas as presenças são registadas tendo em vista o esquema alternativo de avaliação. A contabilização do n.º de presenças de cada aluno nas aulas será feita a partir das presenças registadas apenas na (última) turma em que o aluno se inscreveu. O processo de inscrição em turmas (incluindo eventual troca de turmas) deve estar concluído até ao dia 24 de setembro de 2018.

Comentários:

Add a New Comment