Pré-requisitos

Assume-se conhecida a matemática dada nos ensinos básico e secundário, em especial a Aritmética, a Álgebra, a Trigonometria e o Pré-Cálculo. Rudimentos de Geometria também são necessários. Em alternativa à consulta aos teus livros e apontamentos sobre essas matérias, poderás começar por consultar o seguinte kit de sobrevivência de Matemática no Ensino Superior, preparado por professores da Universidade de Aveiro:

J. P. Cruz, M. P. Oliveira, D. Seabra, Matemática Elementar, http://wikis.ua.pt/matematica.

Se preferes assistir a exposições sobre essas matérias, poderás encontrar alguns tópicos explicados na Khan Academy em português. Se dominas a língua inglesa, poderás encontrar muitos mais tópicos no sítio original da Khan Academy.

Se precisas de explorar alguns dos conceitos de uma forma interativa e, novamente, o inglês não é problema para ti, explora a Wolfram Demonstrations Project organizada segundo as metas curriculares dos E.U.A..

Se preferes começar por testar se dominas a matéria em causa, podes encontrar testes diagnósticos em

C. Leal, J. Silva, Análise Matemática Aplicada - Exercícios, Actividades, Complementos e Provas de Avaliação, McGraw-Hill, 1997

e (em língua inglesa) em

J. Stewart, Calculus: Early Transcendentals, 6th edition, Brooks/Cole, 2007 (procurar uma versão eletrónica em http://b-ok.org/).

Finalmente, se tiveres acesso ao espaço de Cálculo I - agr. 1 no elearning, poderás aí ver como aceder aos Módulos de Pré-Cálculo Multimédia que o Instituto Politécnico de Leiria disponibiliza à Universidade de Aveiro ao abrigo de um protocolo entre as duas instituições.

Nota que por vezes há diferenças entre as definições adotadas por diferentes autores. Em casos de discrepância, são sempre as definições constantes1 da descrição da "Matéria" (ver painel lateral) que deverás considerar.

Comentários:

Add a New Comment