Teste n.º 4 aos teus conhecimentos

« página anterior: 2.1 Primitivas - parte 4

Desafio

Se tentares resolver a questão que se segue com a Física que deste no ensino secundário, vais-te dar mal… pois o movimento em causa não é uniformemente variado. Mas se estudaste como deve ser a matéria que está para trás, possuis todas as ferramentas necessárias para resolveres esta questão.

Um condutor de automóvel, ao aperceber-se de veículos parados no meio da estrada alguns metros à sua frente, começa de imediato a travar, demorando exatamente $4$ segundos até parar completamente. Supõe que o automóvel em causa desacelerou durante esses $4$ segundos de acordo com a expressão $3t$, em metros por segundo ao quadrado, onde $t$ designa a variável tempo.

  1. Qual era a velocidade, em metros por segundo, do automóvel no início da travagem?
  2. Qual foi a distância, em metros, percorrida pelo automóvel durante aqueles $4$ segundos de travagem?

Sobre a matéria propriamente dita dada entretanto

Existe aqui um conjunto extenso de exercícios de revisão da matéria dada desde o Teste n.º 3 aos teus conhecimentos, incluindo as respetivas resoluções e critérios de classificação das mesmas. O 2.º teste de Cálculo I deste agrupamento contém sempre um exercício deste tipo e está na hora de resolveres tantos destes exercícios quantos forem necessários para te sentires confiante que serás capaz de resolver corretamente o correspondente exercício que aparecer no 2.º teste.

página seguinte: 2.2 Integrais de Riemann - parte 1 »

Comentários:

Add a New Comment